Pular para o conteúdo principal

Windows CardSpace* *(p/ Faculdade)

O Winsdows CardSpace possui um autentificador de identidades que irá designar os atributos necessários para validação do certificado.
O usuário irá apresentar informações com segurança, informações como identificações pessoais, à RP. A RP, pode ser qualquer coisa, na maioria das vezes é um serviço ou aplicativo). As informações de seguranças seram enviadas através de um token seguro, que é emitido por im IP (Internet Protocol), como um banco, o governo e etc.
O IP é quem emite o token de segurança, comprovando as informações do usuário contidas no token.






Ao lado, temos uma figura que descreve um pouco desse processo.



A RP confia em um tipo específico de token de segurança para autorizar as chamadas. O IP autentica o usuário e emite um token de segurança no formato exigido pela RP. Em seguida, o usuário retransmite esse token, que contém declarações em favor do usuário, à RP. Cada um dos integrantes deste processo pode ser implementado em uma plataforma diferente, desde que estejam de acordo com os protocolos para Web e WS formulados para facilitar as comunicações.


Uma das funções do Windows CardSpace é uma tecnologia cliente usada para criar, gerenciar e selecionar identidades digitais de uma maneira segura e consistente.


O Windows CardSpace permite que usuários criem cartões pessoais ou importem cartões emitidos por outros IPs. Os usuários podem selecionar apenas cartões que satisfazem os requisitos da RP ou selecionar um cartão e adicionar as declarações desejadas.


Os cartões podem ser serializados como um documento XML assinado e sua extensão é .crd. Os cartões podem ser pessoais e gerenciais. O primeiro, é criado pelo usuário com o Windows CardSpace e emitidos com o IP local do Windows CardSpace. O segundo, são criados por qualquer outro IP e deve-se importar, impreterivelmente, no Windows CardSpace.


A figura abaixo mostra como se da a interação neste sistema:






Este material foi redigido com referência ao artigo Windows CardSpace e Cartões Pessoais de Michèle Leroux Bustamante






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Assembly

Provavelmente a primeira linguagem de programação. O Assembly surgiu em meados da década de 50. Os computadores ainda usavam válvulas. Considerada uma grande evolução na linguagem de computação, pois se utilizou de grandes abstrações, aumentando produtividade e segurança. O Assembly substitui uma instrução em linguagem de máquina por um comando legível ao ser humano. Exemplos de instruções em Assembly: add, mul, div, and, not, or. Pondendo-se ainda, o usuário, criar variváveis e lidar com elas através dessas instruções e algumas outras existentes na linguagem Assembly. A linha de instrução "add x, y" significa dizer que estou mandando somar os valores de x e y. Esse resultado deve ser armazenado em um registrador. Registradores são áreas dentro de um processador mais rápidas que operadores de memória. São 8 registradores gerais: EAX, EDX, ECX, EBX, ESI, EBP, ESP e EDI. Programando, devemos utilizar apenas 6 destes registradores, devido a os registradores ESP e EBP serem uti...

DISTINCT x UNIQUE, existe diferença?

Não. "Utilize DISTINCT ou UNIQUE se você quiser que o Oracle retorne apenas uma cópia de cada conjunto de linhas duplicadas selecionadas (estas duas palavras-chave são sinônimos). As linhas duplicadas são aquelas com valores correspondentes para cada expressão na lista de seleção." UNIQUE é uma função do ORACLE e não funcionará em outros bancos de dados (MySQL, PostgreSQL, etc...) Fonte: Oracle9i SQL Reference Release 2

Problemas para criar cliente java de um webservice gerado no delphi

Neste post irei relatar aqui problemas que ocorreram quando tentava criar um cliente em Java de um webservice gerado no Delphi. Por algumas vezes já precisei trabalhar com Webservices, como servidor e como cliente. Sempre usando tecnologias do JAVA, algumas vezs .NET. Recentemente, precisei criar um cliente para um serviço desenvolvido em Delphi executado a partir de uma dll. Para minha surpresa tive problemas na implementação, para uma surpresa ainda maior encontrei muitos programadores na internet com este mesmo problema que será aqui relatado. Essa dificuldade e o pouco material encontrado sobre o assunto serviram de motivação para publicá-lo aqui. Problema: Comecei salvando o wsdl do serviço, como sempre faço, e através do Eclipse (IDE de desenvolvimento Java) com alguns plugins, WSDL2Java, da API do APACHE AXIS 1.3 tentei gerar o cliente e não obtive êxito. O erro apresentado era sempre esse: IWAB0399E Error in generating Java from WSDL: WSDLException (at /definitions/binding/ope...